A MOMO que amedronta ou uma boa conversa com nossos filhos?
Oi seus lindos!
O papo hoje será bem mais sério, pois envolverá o bem estar de nossos pequenos.
Confesso que não sou tão ligado em alguns tipos de notícias, mas como faço parte de alguns grupos de mães e todo mundo andava falando sobre o perigo de uma certa boneca, nos vídeos infantis que nossos filhos assistem, busquei me informar sobre a tal famigerada boneca Momo e todo o burburinho ao seu redor.
Fiquei abismado com tanta informação tensa, algumas desencontradas do nexo da realidade, outras bem chocantes e de fazer arrepiar até o maior fã de "filmes classe B". É notável a tentativa de propagar o terror psicológico nos pais e, talvez, até mesmo fazer o mal para as crianças. Chega a ser revoltante como coisas ruins e negativas se propagam tão rápida e largamente.
Depois observando mais atentamente, vi o alarde geral em espalhar informações, sem avaliarem a procedência ou mesmo se havia veracidade nas mensagens a respeito dessa boneca. Pois uma simples pesquisa no Google, Wikipédia ou revista digital, levaria a origem real de tal horrenda escultura criada em 2016, no Japão(deixarei o link para a matéria original da época).
Mas vamos ao que interessa, o bem estar de nossos filhos, E como podemos alcançar isso em parte? Diálogo... Sabemos que cada criança é única, assim como sua compreensão e essência. Dessa forma, cada pai ou responsável sabe como educar seus filhos, dentro dos princípios e fé de sua família. Aqui em casa, desde sempre conversamos com Clara e Benjamim, explicamos o porque e como. Óbvio que dentro da capacidade de faixa etária de cada um deles. Mesmo usando o serviço de streaming de vídeos para o lazer musical deles, há algumas músicas com trechos de palavras, que não condizem com nossa forma de educar e entender a vida. E ensinamos a eles que tais momentos e palavras são: Errados, feios ou ecas(nem sempre estamos ao lado, mas nossos ouvidos estão alertas para os chamados deles).
Mostramos a imagem da boneca, tanto em close do rosto como da escultura inteira, explicamos que se tratava apenas de uma boneca. E se a vissem, deveriam gritar e chamar papai e mamãe.
Penso que cabe aos pais escolherem: A Momo que amedronta ou uma boa conversa com nossos filhos?
E se você se perguntou, o quê esse assunto faz em um Blog de fotografia? Tenho 3 respostas simples e rápidas rsrsrs
1 - Me preocupo com o bem estar comum, 2 - Sou pai de duas crianças maravilhosas, 3 - Graduei em pedagogia, pela Federal do Amazonas e tenho 11 anos de experiência em sala de aula. Se tratando do bem estar de nossos pequenos, vale a pena e é necessário se esforçar.
Ps. Usei uma foto de espiral, penso que aquela boneca já uma divulgação exagerada.